TI no Brasil: Pesquisa Anual da FGVcia indica tendências

A 32ª edição da pesquisa anual do uso de TI do FGVcia – Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas –  apresenta um panorama da tecnologia no país.

Assim, os dados levantados pela instituição mostram a relação do brasileiro com dispositivos digitais, investimentos feitos pelas empresas no setor, tendências e outros tópicos pertinentes para entender o mercado de TI no Brasil.

Bom, se o assunto é tecnologia, nós queremos saber, não é mesmo? Acompanhe os highlights da pesquisa.

Amostra da Pesquisa Anual do Uso de TI

A pesquisa teve seus dados coletados pelos alunos dos cursos de Tecnologia da Informação da FGV/EAESP. Este ano, foram 2.636 respostas válidas de empresas brasileiras e de capital privado em mais de 10.000 empresas pesquisadas.

Além de uma amostra considerável, 66% das 500 maiores empresas do Brasil participaram da pesquisa.

Principais tópicos da pesquisa sobre TI no Brasil

O documento mostra como está o uso de TI no Brasil pela quantidade de dispositivos digitais, o volume de vendas de dispositivos e TVs no Brasil e mundo, os investimentos das empresas em TI, e a análise de mercado de diferentes categorias de softwares.

Acompanhe os resultados:

2 dispositivos digitais por habitante

A pesquisa mostra que há 440 milhões de dispositivos digitais no Brasil, considerando computador, notebook, tablet e smartphone. Para contextualizar, o uso desses aparelhos se dá em ambiente doméstico e corporativo.

Mais de 200 milhões de computadores

Esse é o número de desktop, notebook e tablet que, segundo a pesquisa, tende a ser ultrapassado no fechamento de 2021. Fazendo as contas, são 9,4 computadores para cada 10 habitantes ou 94% per capita.

Mais de 1 smartphone por habitante

A informação não é totalmente nova, e o Brasil mantém a média. São 242 milhões de smartphones em uso no Brasil.

Cresce o investimento das empresas

Os recursos direcionados para o setor de tecnologia nas empresas cresceram neste último ano e representam 8,2% da receita.

Quando são comparados os diferentes segmentos, os bancos investem em torno de 11,7% da receita em tecnologia e merecem destaque por estarem acima da média. Já a indústria direciona cerca de 4,8% e o comércio investe 3,9%.

Custo anual de TI por usuário

A pesquisa apresenta os gastos e investimentos em TI divididos pelo número de funcionários das empresas para chegar no custo anual. Segundo a pesquisa, este ano o custo por usuário foi de R$48.000,00.

Mercado de softwares

Por motivos quase óbvios, o ZOOM apresentou o maior crescimento em participação de mercado, seguido pelo Google e Qlik.

Além disso, os sistemas integrados de gestão também foram muito solicitados, e as empresas Totvs e SAP estão em 33% do mercado cada uma, seguidas pela Oracle, com 11% da fatia, e outros softwares, com 23%.

Tendências para os próximos anos da TI no Brasil

Com base no cenário identificado pela pesquisa, algumas tendências para os próximos anos da TI no Brasil foram apresentadas. É muito interessante conferir os reflexos do comportamento “online” de 2020, o aquecimento do setor de tecnologia e o olhar estratégico das empresas.

Acompanhe as principais tendências:

  • Um computador por pessoa: a expectativa é que o Brasil tenha 216 milhões de máquinas em uso para o mesmo número de habitantes entre 2022 e 2023.
  • Videoconferência: foi a categoria que mais cresceu, e fez o ZOOM estar presente em 40% das empresas. Com o novo formato de trabalho, a tendência é de seguir em crescimento.
  • Mais investimento: outra tendência é que esse o percentual de crescimento dos recursos em TI pelas empresas alcance 9% nos próximos anos, se a economia colaborar.
  • Principais projetos de TI: o relatório indica que Inteligência Analítica (Analytics) e “o novo” ERP (Migração, Implementação e Integração) serão o foco de trabalho dos setores de TI nas empresas. Ainda, projetos de governança de TI, inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas) e migração para a nuvem estão entre aqueles com que vão receber atenção e investimento.
  • Transformação digital como foco: a análise anual ainda destaca que as empresas têm como foco o alinhamento estratégico e a transformação digital. Esta última abre possibilidades interessantes para quem atua no mercado de tecnologia.
  • Novos talentos: quando analisadas as grandes empresas, a pesquisa identifica que há uma tendência de escassez de profissionais, o que vai movimentar ainda mais o mercado e a procura por novos talentos para os times. Uma oportunidade incrível para profissionais bem qualificados.

A Pesquisa Anual do Uso de TI é rica em informações estratégicas para quem acompanha o mercado de tecnologia. Se você é profissional da área, aproveite as oportunidades que estão por vir, identificadas no relatório.

Perceba que as tendências mostram intenção de investimento, procura por novos talentos e foco na transformação digital, o combo ideal para desenvolver a carreira profissional no setor.

Falando em carreira, siga com a leitura aqui no blog e confira o conteúdo sobre salários de TI 2021 para saber mais notícias e informações sobre TI no Brasil.