Anywhere office é o futuro do trabalho?

Trabalhar de casa é uma realidade para muitos profissionais. A prática, que foi vista como uma solução durante a pandemia, já era um dos recursos do mercado de TI para contratar profissionais em qualquer localidade, e com as competências exigidas.

Agora, a novidade é que o home office ampliou as possibilidades, e com isso, um novo termo passou a ser usado: anywhere office, ou escritório em qualquer lugar.

O que significa anywhere office?

Anywhere office está associado a executar suas atividades profissionais de qualquer lugar. Antes deste conceito, algumas referências já apontavam o nomadismo digital como uma forma de trabalhar remotamente e de qualquer parte do mundo.

Contudo, eram vistos como nômades digitais apenas aqueles profissionais que tinham suas atividades mais próximas do meio online e freelancers, como desenvolvedores, profissionais de marketing digital, etc.

Digitalização como fator para o anywhere office

Hoje em dia, com a digitalização de muitos processos das empresas, até mesmo as funções mais operacionais e que pareciam ser inapropriadas para a execução pelo meio digital estão sendo realizadas a distância. Desta forma, os profissionais têm a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, o que caracteriza o anywhere office.

Vale lembrar que para quem atua no mercado de tecnologia, a aderência do formato é alta e bastante atraente.

Diferenças entre anywhere office, home office e híbrido

Basicamente, o anywhere office é o modelo no qual o profissional trabalha de qualquer lugar; o home office é quando as atividades profissionais são feitas de casa; e o híbrido é um formato no qual o colaborador está no modo presencial na empresa por alguns dias da semana (ou quando for solicitado), e no restante do tempo, trabalha remotamente.

Meu escritório é na praia

Publicações, como a Revista Forbes, indicam que o anywhere office é a transformação do home office. Por mais que viagens ainda não sejam recomendadas, há um movimento bem interessante acontecendo no Brasil: quem trabalha de casa está se mudando para cidades do litoral, ou passando períodos prolongados em diferentes localidades. Cidades litorâneas e com boa estrutura, como Santos e Florianópolis, estão recebendo profissionais de todos os setores impulsionados pelo home office. A capital catarinense, vista como um polo tecnológico, se destaca para quem atua na área.

Por que Anywhere office é uma tendência?

Segundo a pesquisa IWG Global Workspace Survey 2020, no Brasil, 72% dos entrevistados consideram como essencial que as empresas tenham políticas flexíveis de trabalho. Isso indica que, muito provavelmente, a possibilidade de trabalhar de casa ou de qualquer lugar seja um fator importante para escolher as oportunidades de emprego.

Ainda, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) identificou que o trabalho remoto fez parte de 15,9% das negociações coletivas de 2020.

Esses são apenas alguns indícios que fortalecem a ideia do trabalho a distância, e que modelos como o anywhere office seja cada vez mais aceitável.

Melhores vantagens do Anywhere office

  • Otimização do tempo: uma das vantagens mais práticas de não precisar ir até à empresa diariamente é o melhor aproveitamento do tempo. As horas perdidas com deslocamento e com viagens para reuniões presenciais passaram a ser reavaliadas em modelos tradicionais. No anywhere office, não há essa preocupação.

 

  • Exercício de autogestão: muitas empresas consideram a capacidade dos colaboradores de gerenciar as próprias tarefas como uma soft skill importante. Ao trabalhar de qualquer lugar, o profissional precisa ter a noção de autogestão, e é uma excelente oportunidade de exercitá-la.

 

  • Bem-estar e motivação: a sensação de bem-estar ocasiona muitos benefícios, e um deles, é a motivação. Quem deseja trabalhar em qualquer lugar tem mais um motivo para focar no trabalho e aproveitar as horas dedicadas.

Principais desafios do Anywhere office

  • Boa conexão: a premissa para trabalhar em qualquer lugar do mundo é ter uma boa conexão de internet. Contar com wifi aberto de espaços públicos pode não ser a melhor alternativa para quem precisa estar conectado. Por isso, uma informação que parece ser simples, na prática, é fundamental.

 

  • Autodisciplina: no home office, ela também é um desafio. Ter autodisciplina é um diferencial para que o trabalho remoto seja feito da melhor forma possível. Saber separar momentos pessoais dos profissionais, avaliar o que é urgente e o que pode aguardar, trabalhar dentro das horas estipuladas, sem esticar folgas ou estender o expediente, são atitudes importantes para o anywhere office.

 

  • O efeito presencial: sabemos que boa parte das questões da empresa podem ser discutidas online. Porém, em algumas ocasiões, a presença física ainda é relevante. Evidentemente, o cenário atual não é recomendado para reuniões e encontros entre equipes, mas não podemos descartar a importância da presença. Com ou sem pandemia, o anywhere office limita este efeito.

 

Por fim, há questões legais, trabalhistas e culturais que precisam ser adaptadas para que o anywhere office seja visto como uma modalidade de trabalho tão tradicional como aquela que tínhamos antes de 2020.

Oportunidades não param de aparecer. Que tal aproveitar e conferir as vagas disponíveis na Lisa IT? Faça seu cadastro e explore sua carreira profissional.